Opinião: Aquarius (2016)



Título: Aquarius (2016)
Direção: Kleber Mendonça Filho
Nota: 6,5/10

Bom, o filme gira em torno da história de Clara, vivida de forma bela por Sonia Braga, e a historia dela lutando contra uma empresa de engenharia que quer construir um prédio de luxo no local onde atualmente ela vive, entretanto, ela insiste em viver no prédio no qual cresceu e criou seus filhos.

Acho que pode-se resumir o filme nesse parágrafo, mas ainda assim ocorrem diversas histórias paralelas durante o filme, nos mostrando o dia-a-dia da personagem principal.

Ai, eu acho que o que pode resumir bem esse filme é que ele não é pra mim e é isto.

Eu acho a ideia interessante, é um filme bonito de ver, mas eu acho realmente que eu não sou o público que o filme estava esperando e lendo algumas críticas depois eu só pude ter mais certeza ainda disso.

Eu não sei se o diretor tentou fazer uma crítica à esquerda classe média com esse filme, mas sendo bem sincero foi tudo que eu consegui pensar durante o filme todo, em uma certa cena a personagem principal ataque outrem, dizendo que ele seria a elite, falando em tom depreciativo, mas algumas cenas antes Clara afirma que pode ajudar financeiramente muito bem os filhos adultos e que possui cinco apartamentos, mas prefere morar nesse. 

O filme dá uma pequena brecha pra discutir sobre assuntos mais importantes, como racismo por exemplo, mas acaba só passando muito por alto, deixando quase de lado.

Se esse era o objetivo do filme, executou com maestria, mas definitivamente parece que tava tentando atirar em um lado e acertou em outro, pelo menos pra mim. Eu particularmente não me sinto confortável vendo uma senhora branca de esquerda classe média se dizendo revolucionária e que não entra no sistema só porque não quer vender um de seus cinco apartamentos.

Enfim, pelo que eu pude ver, muita gente gostou do filme e eu deixo a recomendação, tire duas horas e meia do seu dia e tente assistir, espero que gostem, sintam-se à vontade para comentar a opinião de vocês aí embaixo também.

Para ver todos os filmes da lista, clique aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Opinião: O Homem do Futuro (2011)

Seria Midsommar uma cópia descarada de Bacurau? (Com Spoilers)

Midsommar - Crítica de um não crítico (com spoilers)