Opinião: O Filme da Minha Vida (2017)
Direção: Selton Mello
Nota: 8/10
O filme é uma adaptação do livro chileno chamado Um Pai de Cinema, de Antonio Skármeta, cujos acontecimentos se passam em 1963 e conta a história de um jovem que volta pra sua cidadezinha no interior e descobre o que o pai os deixou sob o pretexto de ir à França reencontrar uns amigos, ele então estuda e se torna professor, a trama gira em torno de todo o conflito da falta da presença paterna e dele tentando entender tudo isso, enquanto ao mesmo tempo envolve-se numa paixão repentina, além de ter que lidar com seus alunos recém entrados na adolescência e curiosos para saber como é de fato a vida adulta.
Sinceramente, eu acho que não teria filme melhor pra falar sobre um dia depois da premiação do Oscar, logo mais falo sobre o motivo de achar isso. Vamos ao que de fato eu achei do filme: eu particularmente gostei bastante, confesso que no começo eu estava achando um pouquinho chato, meio arrastado, mas logo ele me peou e me prendeu até o final.
O filme é simplesmente uma obra de arte, o que o Kleber Mendonça Filho fez com O Som Ao Redor, com os sons e a trilha sonora, o Selton Mello fez nesse filme com todo o conceito de filme em si (justamente por isso, acho que não teria hora melhor pra escrever sobre ele), o personagem principal, que a nossa porta de entrada pra obra, é apaixonado por filmes, o que faz com que a gente se sinta assistindo um filme através de um filme, é de uma metalinguística linda e extremamente poética, não só isso, mas o filme tem uma fotografia linda, a paisagem é linda, as viagens de trem e de bicicleta dos personagens só nos faz apreciar isso ainda mais.
Outra coisa maravilhosa sobre o filme são as reviravoltas que o roteiro nos apresenta, de início parece que é só mais um filme que nos conta uma história simples de umas pessoas, mas depois a gente vai percebendo que vai além disso, é maravilhoso, quando a gente percebe que tal personagem não é tão bom quanto parece ou o motivo de outro tal personagem não querer fazer algo, o filme realmente nos leva e nos prende de uma forma ótima.
A atuação é realmente boa, mesmo os personagens com pouco destaque acabam tendo uma atuação conveniente para com a situação, claro, que o protagonismo é do Tony, vivido por Johnny Massaro, e pelo amigo da família, Paco, vivido maravilhosamente pelo Selton Mello, esses dois personagens entregam muito, você consegue entender os motivos pelo qual eles estão fazendo o que fazem, você sente raiva junto com eles e também deles, eu realmente achei muito boa a atuação.
Entretanto, infelizmente, nem tudo é perfeito, o filme é muito bonito, mas o roteiro tem uns alívios cômicos que não são bem utilizados e só não parecem se encaixar, outra situação que me incomodou um pouco foi o fato de algumas relações parecerem meio superficiais, a relação de amor dele parece mais por conveniência que qualquer outro motivo. E esses são os pontos que mais desagradam no filme.
Mas enfim, os pontos negativos não estragam a obra por completo, eu acho que segue sendo um filme ótimo para ser apreciado. Eu realmente espero que assistam e sintam tudo o que tentei descrever aqui, e que gostem também de assistir. Qualquer crítica ou sugestão, só comentar aí embaixo.
Para ver todos os filmes da lista, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário