Opinião: O Som Ao Redor (2012)
Título: O Som Ao Redor
Direção: Kleber Mendonça Filho
Nota: 7/10
O filme segue uma linha bem simples, assim como o filme já visto aqui, Aquarius, do mesmo diretor. Nesse longa, nós acompanhamos a história de um bairro, onde majoritariamente os apartamentos são de posse de um único homem, antes senhor de engenho. A trama principal gira em torno de um serviço de seguranças que resolveram tomar conta do bairro de noite para combater a criminalidade e uma trama secundária nos mostra a relação de uma mãe de dois filhos que tenta lidar constantemente com os latidos do cachorro do vizinho.
Bom, agora vamos à minha opinião de fato sobre o filme, agora, no momento que estou escrevendo esse post, eu literalmente acabei de terminar e vim aqui escrever sobre. Eu confesso que no começo eu estava achando bem chato, o filme segue a mesma estrutura de Aquarius, de dividir o filme em partes, e também é muito longo, chega a cansar um pouco, até porque o filme não é muito animado e nem tem muita ação.
Mas eu gostei do filme, eu realmente gosto de acompanhar histórias simples do cotidiano e, diferentemente de Aquarius, eu não senti uma energia muito "esquerda branca", nós ainda acompanhamos um bairro de classe média alta, mas o filme mostra a dominação de classes de uma forma bem melhor.
Agora uns aspectos mais técnicos, o filme é bem bonito de se ver, as cenas são de uma beleza tão simples, mas tão puro, que dá vontade de cotinuar assistindo, mesmo sendo um filme longo. E o prato principal do filme: o Som, parece óbvio que um filme com esse nome tenha efeitos sonoros incríveis, mas esse filme surpreende positivamente, as cenas de tensão do filme te deixam ainda mais tenso por conta da trilha sonora que vai aumentando e para subitamente numa troca de cena, ou então os passos que se ouve durante um sonho e o próprio latido do cachorro que importuna uma moradora, toda a parte que envolve sons nesse filme é simplesmente perfeita.
Infelizmente o filme não é só pontos positivos, além de ser um filme bem longo, como já disse, ele também me passou um sentimento estranho com umas situações que ocorreram e depois foram só esquecidas, como um rapaz passando numa casa, enquanto um casal está transando, nos deixando tensos, mas depois ele só some e nada mais sobre isso é mencionado, pelo menos pra mim, pareceram uma cenas meio gratuitas pra gerar tensão e foi isso que deixou a sensação de estranhamento.
Agora sobre o final do filme, se você não viu, não se preocupe, não vai ter spoilers, eu achei que o final foi bom e um tanto quanto surpreendente, há um plot inesperado e isso faz com que o filme fique mais interessante e a cena é cortada, o que nos deixa apenas a deduzir o final, das duas tramas do filme, há quem goste desse recurso e há quem não goste, eu achei que foi bom, porque gosto dessa forma mais subjetiva de terminar um filme.
No mais, eu gostei do filme, pelo menos gostei mais que de Aquarius, recomendo, mas pra algum dia que tenha tempo pra ver, espero que assistam e gostem, se tiverem alguma opinião contrária, comentem aí embaixo.
Para ver todos os filmes da lista, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário